11/05/2011

Aromaterapia



Aromaterapia é a arte e a ciência de usar óleos de plantas em tratamentos. Aromaterapia é uma das técnicas mais antigas da história de práticas de cura. Os óleos essências de Aromaterapia são óleos extraídos de plantas da qual tem sido usado por milhares de anos antes da técnica de destilação de óleos ter sido descoberto.

Os óleos essenciais exercem uma influência sutil na mente e no corpo. Através da Aromaterapia, a cura pode ser feita de uma maneira gentil e natural. Uma qualidade importante dos óleos essenciais é a grande variedade de maneiras em que podem ser usados. Podem ser usados em massagens, já que é reconhecido como uma das formas mais importante de tratamento, também podendo ser usados em banhos. A água em si tem muitas propriedades terapêuticas, e quando combinado com os óleos essenciais, os óleos realçam o seu efeito. Também, podem ser usados como compressas, tanto quente como frio em circunstâncias diferentes. Os óleos podem ser misturados em cremes, loções para o corpo ou mesmo algumas gotas em seu travesseiro para ajudar a ter uma boa noite de sono.

Os óleos essenciais são absorvidos rapidamente através da pele. Mesmo se as essências forem usadas em cremes, loções para o corpo, banhos, compressas ou em massagens, uma boa quantidade da essência é inalada. O aroma sozinho tem um efeito sutil e real na mente e no corpo. É preciso ter cuidado quando usando os óleos essenciais. Quando são usados de maneira correta, são seguros. Alguns óleos são perigosos de se usar e devem ser tratados com muito cuidado.

Use uma quantidade pequena de qualquer óleo em qualquer tipo de tratamento. Para aplicar massagens, dilua 3% do óleo essencial escolhido em óleo vegetal. Por exemplo, use 3 gotas de óleo essencial para cada colher de chá de óleo vegetal. Para banhos, muito cuidado deve ser tomado, já que os óleos tendem à flutuar em vez de serem diluídos. Os óleos podem irritar a pele quando são usados em quantidades excessivas, dependendo do tipo de pele. A quantidade recomendável para ser usado em banhos é de somente 2 à 3 gotas. Óleos derivados de plantas picantes como a de Clove e Nutmeg, deverá ser evitado de serem misturados juntos. Quando preparando banhos para crianças ou bebês, não excidir mais de 3 gotas de óleo essencial. Lembre-se sempre de diluir qualquer tipo de óleo antes de serem usados em banhos. Para inalações, 1 gota de óleo essencial pode ser suficiente, e 3 gotas podem ser usado no máximo. Antes de preparar uma inalação, sempre experimente uma gota de óleo essencial primeiro antes de adicionar mais.

Veja algumas dicas para o uso de óleos essenciais capazes de combater agentes nocivos à nossa saúde:

Óleos Essenciais Hortelã
: Pode melhorar quadros de dor de cabeça, irritação e estados nervosos, além de ser benéfico contra o mau hálito provocado por inflamações da garganta e da gengiva. Nestes casos, use 3 gotas de OE de Hortelã em bochechos e gargarejos.

Óleos Essenciais Pinho Siberiano
: Excelente recurso para tratar sensações de fraqueza, debilidade geral e fadiga. É excelente anti-séptico, muito útil em casos de bronquite, laringite e gripe. Use 2 gotas em vapor de 1lt de água fervida, inalando o vapor com cuidado para não queimar o rosto.

Óleos Essenciais Tomilho
: Age como revitalizante, combatendo sensações de esgotamento e depressão. Fortifica os pulmões durante o tratamento de resfriados, tosse e inflamações de garganta. Ajuda a liberar o catarro. Pingue 3 gotas no chão do Box durante o banho. O vapor inalado fará o Óleo Essencial agir.

Óleos Essenciais Tea Tree
: Muito utilizado em higienização, o óleo essencial de Tea Tree é um poderoso bactericida, antiinflamatório e cicatrizante. Se você já utiliza o álcool em gel para higienizar as mãos, acrescente a ele 3 gotas do OE Tea Tree. Use-o também na limpeza de local onde muita gente tem acesso, como corrimão, maçanetas, mesas de trabalho ou balcão de atendimento.

Óleos Essenciais Alecrim: É tônico e estimulante.
Atua sobre o sistema circulatório estimula a oxigenação de todo o organismo.
Fortalece a musculatura e a pele, é mucolítico, lipolítico, anti-séptico e cicatrizante.
Revigorante, age positivamente sobre o esgotamento físico e mental.
Seu aroma combina com ambientes de trabalho e concentração.
O Óleo essencial de Alecrim deve ser usado durante o dia é estimulante e tira o sono.
Excelente para quem sofre de pressão baixa, tonturas ou fraqueza.

Óleo essencial de Citronela: É mundialmente conhecido por sua propriedade repelente.
Com o óleo podem ser feitos sabonetes, velas, sache, loção hidratante repelente de insetos, incensos, aroma ambiente, enfim, uma infinidade formas de aplicação como repelente.

Óleo essencial de Cravo: É um tônico estomacal excelente, seu aroma fortalece o sistema digestivo, principalmente nos momentos de convalescença e fraquezas provocadas por doenças em geral.
É um óleo muito forte para os cuidados com a pele devendo ser aplicado em massagens e banhos em baixas dosagens (metade da dose, em relação a outros óleos), age como revigorante, fortalece o corpo agindo de forma contrária a friagem que provoca o resfriado.
Fortalece as unhas, mata o fungo e restaura o tecido, aplica-se 1 gota em 1 ml de Óleos de Rosa Mosqueta ou 1 ml de Óleo de gèrmem de trigo aplica-se sobre as unhas danificadas 3 vezes ao dia. Em poucos dias vê-se o resultado.

Óleo Essencial de Eucalipto: È famoso por suas propriedades mucolíticas, descongestionantes e expectorantes. Excelente no tratamento de doenças das vias respiratórias.
Age como tônico e estimulante, fortalece o sistema imunológico.
É também um poderoso desinfetante de ambiantes, principalmente contra bactérias aeróbias e fungos. Purifica o ambiente de verdade.
Em massagens e banhos expande sua ação oxigenadora para além das vias respiratórias atingindo a musculatura. Relaxa os músculos e alivia tensões provocadas pelo excesso de esforço ou exercícios físicos.

Óleo essencial de Gerânio: É o óleo ideal para pele seca, envelhecida e desvitalizada.
Excelente em aplicações em massagens corporais e faciais com o intuito de preservar a juventude da pele e mantê-la saudável.
Sua ação em drenagens linfaticas é surpreendedora, melhora o tônus da pele a coloração e o brilho natural.
É envolvente e confortante nos banhos de banheira, provoca bem-estar e tranquilidade duradoura. Combina bem com óleos cítricos como laranja.
Como óleo hidratante corporal: Aplique 5 gotas de óleo essencial de gerânio em 10 ml de óleo de semente de uva. Como hidratante facial 1 gota de Óleo Essencial de Gerânio em 2 ml de óleo vegetal de abacate. Se aplicado diariamente verá o resultado em breve na sua pele.
É um excelente relaxante, cuida do emocional oferecendo conforto e baixa ansiedade. Exerce uma função similar a do óleo de lavanda.
É conforto e maturidade. Alegra e fortalece a alma para enfrentar com leveza os momentos difíceis de perda.

Óleo Essencial de Laranja-Doce: O óleo de Laranja-Doce já é reconhecido como um dos melhores do mundo. No difusor é um excelente óleo estimulante do apetite e da digestão, age como um tônico estomacal. Pode ser aplicado como clareador de manchas na pele, para isso deve ser diluído, 1 gota de Óleo Essencial de Laranja-Doce em 2 colheres de argila em pó branca ou verde, aplicar água aos poucos até alcançar a consistência do mel. Passe na pele facial com um pincel macio e deixe secar. Enxague bem o local e hidrate com um fio de óleo essencial de abacate com gerânio. Tratamento 2 vezes por semana, não aplicar mais vezes, a argila suga demais a pele.
Seu aroma cítrico-doce, cria uma atmosfera envolvente que oferece segurança e equilíbrio, alivia o medo infantil, o medo noturno, o medo de dirigir automóveis (pastilha para carro).
Em massagens e banhos atua como equilibrante, relaxando ou estimulando conforme o estado emocional do usuário. Dá segurança e equilíbrio, permite a aceitação de novas idéias e afasta a obsessão.

Óleo Essencial de Lavanda: É o óleo mais consumido no mundo, além de ter um maravilhoso perfume, é o óleo anti-estresse, daí o volume elevado no consumo. A lavanda acalma e tranquiliza imediatamente. Na insônia, 1 gota de óleo essencial de lavanda no travesseiro.
Excelente em queimaduras de qualquer ordem, em áreas pequenas do corpo pode ser aplicado puro sobre a pele, mas somente uma gota por aplicação. Em áreas grandes de queimadura aplicamos diluído em óleo vegetal de semente de uva como hidratante.
O Óleo Essencial de Lavanda proporciona paz, harmonia e aconhego. É excelente para equilibrar o ambiente após eventos tumultuados ou até mesmo conturbados por discussões e brigas.
Aplique 10 gotas do Óleo Essencial de Lavanda WNF por 3 horas no ambiente.
A Lavanda é o colo da mãe. É a segurança do abraço materno, leva-nos a conexão com o altruísmo e bondade facilita ultrapassar momentos de esgotamento físico e emocional.

Óleo Essencial de Menta: È um óleo especial para situações de inchaço e dor.
É um vaso constritor analgésico e bactericida ideal para aplicações nas lesões através de compressas frias, aplique 5 gotas do óleo essencial de menta até que o inchaço desapareça.
As compressas são uma excelente forma de reduzir inchaços nos tratamentos de traumas pré e pós cirúrgicos.
Em massagens e banhos o óleo de menta é refrescante, revigorante, analgésico e estomáquico.
Em enjôos e perdad e apetite e vômito, aplicamos 2 gotas do óleo essencial de menta, 1 colher de açúcar branco em 1 copo de água com 200 ml., faz-se então gargarejo. A ânsia de vômito desaparece imediatamente
Obs.: não ingerir.
Pancadas violentas podemos aplicar a fricção com 3 gotas de óleo essencial de menta em 2 ml de óleo vegetal de girassol e passar no local de 3 em 3 horas até que a dor desapareça.
Nos casos de enxaqueca podemos utilizar a metade da fórmula acima aplicando levemente sobre as têmporas. No ambiente a menta refresca, expande os momentos enclausurados. menta significa alívio.

Óleo Essencial de Ylang-Ylang: Significa "flor das flores" provém de uma flor rechonchuda e macia que parece ser feita de espuma num formato de estrela do mar.
O Óleo Essencial é afrodisíaco, estimulante sexual de aroma sedutor e envolvente. No difusor de aromas, alimenta fantasias e torna o momento irresistível.
Na verdade, atinge os hormõnios sexuais femininos que também são responsáveis pela maciez da pele e cabelos das mulheres.
Assim utilizamos o óleo na menopausa para devolver a maciez e brilho à pele e cabelo das mulheres que estão produzindo pouco hormônio.
Pode ser aplicado em massagens e banhos, no corpo diluído em óleo vegetal de abacate. Abaixa a pressão sanguínea, sendo indicado para quem sofre com pressão alta. Aplique em difusão, massagens e banhos.
O ylang-ylang, é o óleo essencial do amor conjugal mas também do amor próprio. Quem conhece e utiliza este óleo convive melhor consigo mesmo e com seu par.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA POR SEU COMENTÁRIO